A psicoterapia de adolescentes é recomendada quando há sofrimento neste momento turbulento de descobertas e de ressignificação das experiências da infância, sejam elas relacionadas a conflitos familiares, emocionais, sociais, da sexualidade, entre outros. A psicoterapia tem o objetivo de oferecer suporte emocional ao adolescente, buscando dar um novo sentido à sua relação consigo e com o outro.
São comuns nesta fase situações de confrontação com os pais, necessidade de se diferenciar do meio familiar e buscar grupos sociais em que possa se identificar, dentre muitos outros conflitos que fazem parte do processo de construção da personalidade.
A adolescência é o período em que se mistura uma atitude de desafio e de dependência ao mesmo tempo. Nesta passagem, torna-se urgente a necessidade de ser rebelde num contexto em que o adolescente possa confiar e que também acolha a dependência.
Quanto mais precoce a resposta do ambiente às dificuldades, maiores as possibilidades de evitar que estas se transformem em manifestações psicopatológicas ou que elas se agravam e gerem maior sofrimento e prejuízos. A psicoterapia e o trabalho de orientação com os pais favorece o desenvolvimento e amadurecimento do adolescente, assim como, pode contribuir de forma significativa para a melhora na dinâmica familiar.