A psicoterapia para o jovem adulto é recomendada quando há sofrimento no momento em que o jovem passa a fazer escolhas de forma mais independente. O processo de amadurecimento pode acarretar ambivalências e angústias intensas frente ao desafio que é se tornar adulto na nossa sociedade. Aspectos como classe social, raça e gênero impactam e determinam as experiências emocionais do jovem.
É um momento em que pode existir urgência e/ou resistência para definir seu futuro uma vez que a transição para a vida adulta é também um momento de descobertas e de possibilidades de ressignificação de escolhas afetivas, emocionais, sexuais e profissionais.
Assim como na adolescência, são comuns nesta fase, situações de confrontação com os pais, necessidade de se diferenciar do meio familiar e buscar grupos sociais em que possa se identificar, assim como conflitos em relação ao futuro profissional e financeiro, dentre muitos outros que fazem parte do processo da busca pela independência e autonomia na sociedade contemporânea.