O que é psicoterapia?
A psicoterapia é uma forma de intervenção que se propõe a cuidar da saúde mental. Ocorre dentro de um espaço limitado com sessões regulares, onde são consideradas a história e as relações que o paciente estabelece consigo, com o meio e com os outros a partir da experiência com o psicoterapeuta. Só faz sentido quando o paciente se sente respeitado e compreendido em sua singularidade.
No campo da Psicologia há diferentes linhas teóricas. Nosso trabalho é amparado pela teoria e técnica psicanalítica. A formação em Psicanálise envolve um percurso contínuo, com estudos teóricos, supervisão dos casos e análise pessoal.
Qual a diferença entre Psicoterapia Breve e a Psicoterapia Clássica?
Ambas são modalidades de psicoterapia e tem a proposta de atender a necessidade do paciente que está em sofrimento psíquico.
A psicoterapia breve psicanalítica é uma forma de psicoterapia (instrumento terapêutico) com duração limitada, utilizada a partir de um foco. Consiste em atendimentos semanais com duração de 50 minutos e prazo máximo de 1 ano, de acordo com a indicação. Os atendimentos com prazo definido podem ser individuais, de casal ou de família.
Os princípios básicos da Psicanálise são preservados e o tempo delimitado é decidido de forma conjunta entre paciente e terapeuta. O limite do tempo e o foco tornam-se o motor para o tratamento, considerando os casos e os contextos específicos em que há indicação para psicoterapia breve.
Já na psicoterapia clássica os atendimentos podem ocorrer mais de uma vez na semana (dependendo da necessidade) com duração de 50 minutos e sem prazo definido para o término do processo. Geralmente os atendimentos são individuais e compreendem o acompanhamento de crianças, adolescentes e adultos, de acordo com a indicação.